Presidente do Comitê Rio 2016 declara apoio à candidatura de Manaus nos jogos olímpicos de futebol

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, recebeu na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, a comitiva do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus que foi ao Rio de Janeiro buscar apoio da instituição para a candidatura de Manaus como uma das sedes dos jogos de futebol nas Olímpiadas de 2016. Nuzman demonstrou-se favorável e afirmou que a cidade escolhida será divulgada até o próximo dia 10 de fevereiro e que a decisão também passa pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Comitê Olímpico Internacional (COI) e FIFA.

"Da nossa parte Manaus atende todas as necessidades do caderno de encargos e gostaríamos muito de ter uma simbologia emblemática do Brasil que seria a Amazônia nos jogos Olímpicos do Brasil. Porque os jogos estão no Rio de Janeiro, mas são do Brasil", declarou o presidente do Rio 2016, que também preside o Comitê Olímpico Brasileiro. Nuzman acrescentou que a decisão será tomada na próxima semana e que já estão confirmadas cinco sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belo Horizonte.

A visita da delegação do Amazonas ocorreu após Manaus oficializar a candidatura durante visita da comitiva Rio 2016, no final de janeiro. De acordo com o coordenador da equipe de transição do Governo do Estado, Evandro Melo, que participou da reunião, Manaus tem demonstrado diferencial na corrida pelos jogos em razão da integração entre Estado e Prefeitura e por já ter avançado no trabalho de avaliação do caderno de encargos para a realização do evento. "O governador José Melo e o prefeito Arthur Neto estabeleceram a união de esforços para atender o mais rápido possível as demandas. Assim que a decisão for tomada e se Manaus for escolhida, estaremos prontos para colocar o caderno de encargos em prática, assim como ocorreu na Copa do Mundo", destacou Evandro, que também coordenou a Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA) durante o Mundial de Futebol.


Depois da reunião, o prefeito Arthur Neto avaliou como muito favorável a entrada de Manaus no rol das cidades Olímpicas. "A frase que me deixou muito animado foi quando disseram que só não será Manaus se houver um empecilho muito grande por parte da FIFA. Mas acredito que isso é contornável. Portanto, temos que correr para agilizar reunião também com dirigentes da FIFA. Tudo vem dando certo a nosso favor e saímos do Rio de Janeiro confiantes", disse o prefeito de Manaus.

O diretor-presidente da FVO, Aly Almeida, destacou outros pontos favoráveis à candidatura da cidade. "Após a Copa do Mundo, Manaus foi muito bem avaliada pela organização do evento e pela imprensa internacional, o que também credencia a cidade para receber as Olimpíadas e estar no seleto grupo das cidades brasileiras com o selo Olímpico", destacou Almeida.

Além do prefeito e do coordenador da equipe de transição do Governo, integraram a comitiva o presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Almeida, o secretário estadual de Esportes, Eduardo Ditzel, o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o gestor de projetos da FVO, Igor Menezes e o diretor de relações institucionais da Amazonastur, Orsine Oliveira.

Tocha Olímpica – O presidente do Rio 2016, Carlos Nuzman também confirmou que Manaus receberá o tour da Tocha Olímpica no próximo ano. De acordo om informações divulgadas pelo comitê, a tocha passará por cerca de 250 cidades em todos os Estados do país aproximadamente três meses antes do início dos jogos, no dia 5 de agosto, quando a tocha acenderá a Pira Olímpica no Rio de Janeiro, dando início à competição.








FOTOS - MARIO ADOLFO/SEMCOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato