Governador José Melo conclui mudança na cúpula da Segurança Pública com posse do novo comandante-geral da PMAM

O governador do Amazonas, José Melo, concluiu a reestruturação da cúpula do sistema de Segurança Pública do Estado nesta quinta-feira, 22 de janeiro, quando o coronel PM Gilberto Gouvêa assumiu, em solenidade militar, o posto de comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Melo reafirmou prioridade ao setor e disse que vai fortalecer as tropas policiais, por meio da realização de novo concurso e do investimento permanente em qualificação e valorização.

Durante a solenidade no Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul, o governador disse esperar uma nova PM: forte no combate ao crime e terna no trato com o cidadão comum. "Vamos atacar a segurança em duas pontas. O combate à criminalidade, com uma polícia dura com o marginal, nos termos da lei, mas ao mesmo tempo, na relação com o cidadão comum, teremos de ser um pai terno e carinhoso, com autoridade, mas sempre levando em consideração essa tônica", disse Melo.



Em complemento às ações policiais, o governador também reafirmou a importância do novo programa "Todos pela Vida", que inicia em março e vai integrar ações das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc), Assistência Social (Seas), Esporte (Sejel) e Cultura, com o objetivo de afastar os jovens das situações que levam à criminalidade.
Compõem ainda a política integrada de prevenção à violência, os projetos de construção de centros de convivência da família e de escolas de tempo integral em áreas onde há maior índice de ocorrências policiais, a partir de mapeamento feito pela SSP-AM. Todas as 15 escolas no modelo de ensino integral previstas para Manaus serão erguidas com essa orientação, frisou o governador.
De acordo com Melo, o Ronda no Bairro passará por uma reestruturação visando melhorar a atuação na capital e permitir a expansão para o interior do Estado. Atualmente, o programa está presente em nove municípios. "O Ronda no Bairro é um programa bom e que funciona. Mas precisa ser aprimorado no trato com a população e colocando mais tecnologia e expandindo para que a gente possa dar cobertura total não só em Manaus, mas no interior. E vamos levar cada vez mais para as cidades", ressaltou.
O reforço ao Ronda no Bairro e à atuação da Polícia Militar também contempla a oferta ampliada de cursos de qualificação por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a realização de um novo concurso público com cinco mil vagas para a corporação. O cronograma para a realização de novo concurso público ainda será definido.
Melo afirmou que o orçamento projetado para a segurança pública este ano deve girar em torno de R$ 1,4 bilhão. Além de investimentos na capital, o interior também receberá atenção, conforme orientações repassadas ao novo comando da cúpula de segurança.
Em seu discurso na solenidade de passagem de comando na PMAM, o governador agradeceu o empenho das tropas policiais e também defendeu a preservação da hierarquia e união entre as polícias Civil e Militar, como ponto fundamental para o sucesso da política de segurança pública.
"Tenho pela Polícia Militar o maior respeito e carinho. Meu relacionamento está acima da autoridade de governador. Esse vai ser o tratamento que vamos ter um com o outro. Não muda. Claro, isto, em nenhum momento, tem que ser entendido como quebra de autoridade. Queria dizer que acho que uma coisa a se trabalhar de forma muito forte é a questão da autoridade. Não consigo entender uma polícia sem hierarquia, sem o estreito cumprimento da hierarquia, porque senão vira algo intolerável e essa é uma questão muito forte que vamos atacar nos próximos quatro anos", enfatizou.
O comandante-geral da PM, coronel Gilberto Gouvêa, afirmou durante a posse que assumir o comando é dever de gratidão. Ele se comprometeu em promover melhorias em prol da corporação e disse que prepara medidas de curtíssimo prazo para atender as orientações do governador José Melo. "Estamos elaborando programas e projetos para emprego de tecnologia da informação, vamos buscar a integração e valorizar de toda a forma o policial militar", frisou.
Além de Gouvêa no Comando Geral, assume como subcomandante geral da PMAM o coronel PM Antônio César Escóssio e, como chefe do Estado Maior, o coronel PM Domingos Sávio.
Fotos: Herick Pereira/Agecom

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato