São Paulo – A Sony está desenvolvendo um relógio inteligente com tela e pulseira de papel digital (e-paper). Com isso, toda a superfície do gadget seria capaz de exibir dados e mudar sua aparência. O relógio seria lançado em algum momento do próximo ano. As informações foram publicadas pela Bloomberg.


De acordo com pessoas familiarizadas com os planos da Sony, a empresa irá focar em um relógio com design bem trabalhado, em vez de tentar incluir diversas funcionalidades de tecnologia – como vem sendo feito na maioria dos produtos lançados.
O relógio faria parte de uma nova estratégia da empresa, de desenvolver e lançar produtos inovadores. Ele foi criado dentro de uma nova divisão na Sony, que é comandada pelo CEO Kazuo Hirai. O objetivo dessa divisão é de desenvolver com rapidez possíveis produtos inovadores. O relógio é o primeiro resultado.
Com o papel digital, o usuário poderá ser capaz de mudar a aparência do relógio sem que seja preciso alterar as pulseiras. A tecnologia de papel digital é como a tela usada em leitores digitais como o Kindle, da Amazon. Ela gasta uma quantidade pequena de energia por não emitir luz.
A Bloomberg ainda detalha outros possíveis trabalhos da nova divisão da Sony. Um projeto chamado MESH tem como objetivo criar um sistema de fácil construção de protótipos. A ideia se assemelha a um Lego.
São blocos com funções diferentes que podem ser reunidos para a criação de um protótipo. A ideia também se assemelha ao Projeto Ara, do Google, que pretende construir smartphones a partir de blocos com funções diferentes.
A divisão também tem um núcleo de aceleração de boas ideias. Funcionários da Sony podem apresentar projetos e pedir financiamento para o desenvolvimento para a própria empresa.
A Sony, procurada pela Bloomberg, se recusou a comentar as informações publicadas.