Governo do Estado e Sebrae ministram palestra sobre “Compras Governamentais”

O Governo do Estado, por meio da Comissão Geral de Licitação (CGL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizam no dia 24 de abril, às 15 horas, no auditório da Secretária de Fazenda (Sefaz) uma palestra sobre "Compras Governamentais no Estado do Amazonas" (Av. André Araújo, 150 – Aleixo).

Sandro Salvatore Giallanza será o palestrante -  consultor, jornalista, escritor e instrutor.  Giallanza é consultor da Associação Brasileira de Municípios; Confederação Nacional de Municípios; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional. Instrutor de Curso de Empreendedorismo para o Centro de Assuntos Multidisciplinares da Universidade de Brasília – UNB; Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos no Mato Grosso e de Minas Gerais; Curso de Multiplicação de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos.

A palestra é destinada a todas as secretarias, fundações, autarquias da Administração Pública Estadual.  Temas como Licitação: Uma nova oportunidade para seu negócio; A MPE na Licitação Pública - Conhecer as Leis para controlar os Riscos\Aprender a Licitar Minimizando Riscos – Parte I e II  e Encontrando novas oportunidades para o seu negócio também serão abordados.

Como fornecer à Administração Pública; como reduzir riscos e apresentar alternativas para as micro e pequenas empresas realizarem uma análise de risco antes de participar das licitações. Com esses conhecimentos, o empreendedor poderá averiguar se sua empresa está preparada para um processo de licitação, trazendo uma nova oportunidade de negócio, também será abordado durante a palestra.

Acordo
O acordo assinado entre Governo do Estado e Sebrae/AM, no dia 09/08, visa ampliar a participação de micro empresas, empresas pequeno porte, dos empreendedores individuais e da agricultura familiar no fornecimento de produtos e serviços junto às aquisições públicas no âmbito local e estadual.

Elaborar e implementar Política Pública Estadual de Compras Governamentais para ampliar a participação dos pequenos negócios e da agricultura familiar gerando ambiente propício para o segmento e possibilitar o crescimento e o desenvolvimento sócio econômico do Amazonas.

O acordo é um conjunto de esforços para a criação de um ambiente favorável, aumento da participação das micros e pequenas empresas nas licitações do Governo Estadual. Por meio de ações que promovam a capacitação de fornecedores de micro e pequenas empresas e gestores da área de licitação, medição anual da participação das micro e pequenas empresas nas licitações do governo estadual, intercâmbio de informações e apoio ao pré-cadastro de fornecedores visando à expansão e qualificação.

Parceiros
O Governo do Estado do Amazonas adequa a Legislação, instituição do Comitê Gestor de Compras Públicas, levantamento de compras públicas, na esfera estadual, padronização de processos licitatórios, mobilização para capacitação de gestores públicos, implantação de sistema de gerenciamento de Compras, mobilização de municípios para aderirem à política de compras.

O Sebrae assessora na articulação interinstitucional, consultorias empresariais, gerenciamento Técnico do Programa, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, elaboração de material de divulgação e promoção de negócios.

O convênio conta ainda, com a Associação Amazonense de Municípios – AAM, entidades empresariais, Fremeei, Banco da Amazônia, Tribunal de Contas do Estado (fiscalizador da aplicação dos capítulos da Lei Geral, orientador de como aplicar os tópicos integrantes da Lei Geral e atestador do serviço executado pela prefeitura quando da implementação dos capítulos da Lei Geral).

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